Escudo

A constituição do escudo  da Associação Desportiva Colorado e como não podia ser diferente, surgiu da inspiração do escudo do Internacional de Porto Alegre – RS, porém nós não tínhamos condições de desenha e tão pouco de mandar fabricar a camisa com o escudo próprio, como pode ser visto nas fotos do registro histórico do nascimento do colorado, jogávamos com a camisa que ganhava dos políticos em época de campanha eleitoral, como sempre. O escudo foi desenhado em um caderno escolar do nosso capitão Gerô com aspiração no escudo do internacional do Rio Grande do Sul e assim ficou por muito tempo, por mim não foi esquecido, quando pensei em registrar o Colorado a primeira lembrança era do escudo desenhado por Geronildo, mais nesse momento já não tinha mais o caderno e tinha pouca lembrança de como era o escudo e por outro lado, senti a vontade de criar algo novo, inédito, pois era a criação do sonho de criança que poderia vir a ser concretizado.

Após várias tentativas a criatividade passava longe de um esboço do logo final até que veio uma ideia da figura de um coração e comecei a desenhar o coração, mais não era ainda o que buscava, após afinar a parte inferior do coração, tentei inserir algumas listras transversais no corpo do escudo, mais a parte de cima não parecia muito legal então criei uma linha com quatro pontas para cima fechando o que parecia com um  coração, gostei do que apareceu juntamente com as linhas transversais, parei para perguntar-me, e o nome do time? Tinha que ser inserido no escudo, outro desafio.

Vários dias se passaram sem nenhuma criação, o nome do colorado como seria? Vários nomes vieram a minha mente, esporte clube, clube esporte, clube de regata e outros tantos. Eis que a lâmpada da sabedoria aparece em minha mente ficando claro com o dia, pois o nome do colorado já tinha sido criado desde quando o meu pai registrou-me ele já tinha decidido qual seria o nome do colorado, só eu não sabia ainda, quando a lâmpada clareou a minha mente o nome surgiu espontaneamente, “ADC” – Antônio Dias Cardoso, esse é o meu nome de batismo e “ADC” – Associação Desportiva Colorado, esse é o nome do Colorado, fácil assim e como não poderia deixar de ser foi aprovado imediatamente pela futura presidente o nome sugerido.

Bem, mais faltava completar o escudo, mesmo incompleto já estava bonito, inclusive foi até impresso na costa das primeiras camisetas que foram fabricadas para os membros da primeira diretoria, mais faltava finalizar o escudo, o acabamento não estava legal.

Recebendo alguns amigos de fim de semana em casa e conversando sobre o desenho do escudo do colorado o sargento Guerra, irmão de farda da Marinha do Brasil, após verificar e fazer todas as críticas sobre o escudo concorda que o escudo estava bonito e que parecia com algum logotipo que não conseguia lembrar naquele momento, mais tarde voltando ao tema do escudo, chamou e disse-me “porque você não envolve esse escudo com um brasão”, era o que estava faltando, coloquei o brasão contornando-o e eis a belezura que ficou o escudo do colorado, eu adorei e continuarei a vibrar com essa construção maravilhosa.

Finalizando falo sobre as cores do Colorado, como a ideia inicial veio do Internacional do Rio Grande do Sul, a cor predominante, vermelho, acrescentamos as cores, roxo, branco, azul, amarelo e amarelo ouro: Internamente, foi desenhado um coração estilizado pontiagudo na parte inferior e três linhas côncavas na parte superior, tracejados por setes faixas em diagonal com cores intercaladas entre o vermelho, roxo e duas faixas brancas na borda superior e inferior, finalizando com um cordão dourado contornando todo retângulo. No centro do escudo aparece as inicias ADC nas cores, A – cor branca, D – cor azul e C -cor amarelo e o brasão foi formado por um cordão (fio) dourado.

Sobre a bandeira do Colorado, foi mais fácil, criamos um retângulo nas cores intercaladas entre o vermelho, roxo e branca com o escudo no canto superior direito.

Esses são os símbolos máximos e que devem ser respeitados por todos simpatizantes, não simpatizantes, torcedores, não torcedores, anti colorados, atletas, membros da diretoria, diretores e seu dirigentes; devem honrar e respeitar em qualquer lugar que esteja presente um desses símbolos, AVANTE COLORADO!

bandeiracolorado50

A propósito; o protótipo do escudo inicial sem o brasão, parecia com o escudo do super homem.

Leia mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *